• "A louca do castelo."







    O livro Mulher de Minutos marcou a estréia de Mônica Montone na literatura. Lançado em 2003 pela editora carioca Íbis Libris, Mônica teve o seu primeiro livro de poemas elogiado pela crítica e recebeu diversos convites para participação em antologias.

    Foi através da sua publicação, também, que Mônica Montone passou a ser requisita para feiras de livros, bienais e festas literárias por todo o país.

    Além disso, teve diversos poemas publicados em jornais e revistas, como jornal O Globo ( Prosa & Verso, Megazzine), revista Expressão, entre outros.

    O livro se divide em quatro capítulos: fragmentos, anseios, ilusões, mel com pimenta.

    Apesar do título, não se trata de uma literatura voltada para o público feminino. Mônica Montone fala do seu tempo, de amor, sexo e de seus medos com naturalidade e linguagem própria.

    A quarta-capa conta com comentários de Antonio Calloni, Mano Melo, Salgado Maranhão e Thereza Cristina Rocque da Motta.

    O livro tem 65 páginas e possui citações de Jorge de Lima, Manuel Bandeira, Carlos Drummond de Andrade, Vinícius de Moares e Walt Whitman.

    O livro custa R$18,00 e pode ser encomendado através do e-mail
    monicamontone@yahoo.com.br


    Livro + postagem = R$25,00


    Abaixo, o poema que dá título ao livro


    Mulher de minutos



    Não sou mulher de minutos
    Daquelas que os segundos varrem
    Para debaixo do tapete sujo
    Não pinto os cabelos de fogo
    Nem faço tatuagem no umbigo
    Me recuso a usar corpetes e cinta-liga

    Há sementes em meu ventre
    São poemas que ainda não reguei
    Prefiro guardá-los em silêncio
    Até que o tempo amadureça meus minutos
    E a vida me contemple com seus frutos

    Não borro meus cílios com a solidão da noite
    Nem pinto meu rosto com a palidez das manhãs
    Meu corpo é feito de marés
    Onde navegam mil anseios
    Veleiros sem direção
    Estou sempre na contramão